
Junta num disco um conjunto de canções que todos conhecemos e sabemos cantarolar. Numa tentativa de descobrir algo novo naquilo que já ouvimos tantas vezes, cada canção recebeu um arranjo do “nosso tempo” e apenas é servida pela
voz e por um instrumento de cordas. “Folclore vulgar” já se encontra disponível para apresentações ao vivo, podendo assumir diversos formatos:
A. Concerto;
B. Concerto com convidados: universidades sénior, grupos de crianças ou, numa perspetiva intergeracional, ambos (pessoas mais velhas e crianças — avós e netos). O formato B implica ensaios e trabalho prévio com a comunidade e deverá ser desenhado à medida, caso a caso, em articulação com os serviços responsáveis pela
programação cultural. Pode, inclusivamente, contemplar atividades paralelas: exposição
de desenhos feitos a partir das letras das canções, exemplares das letras manuscritos…

Ningue Ningue
Música medieval, da renascença e seus cruzamentos com a música de tradição oral – Concerto a partir do disco “No paço e no terreiro”, um disco apoiado pela Antena 2 que versa sobre a composição, a adaptação e o arranjo de músicas e textos provenientes de cancioneiros dos séculos XIII a XVII, pressupondo as suas origens populares. A música em línguas romance circulou na Península Ibérica e foi livremente transformada e adaptada a diversas circunstâncias (rituais litúrgicos, teatros, festas e círculos aristocráticos).“No paço e no terreiro” é um concerto adequado a espaços fechados e integra-se perfeitamente no contexto de iniciativas de música Antiga ou de feiras medievais.
Concerto de Natal (Christmas Carols e tradição oral portuguesa) – Trata-se de um concerto com duas partes, juntando dois mundos musicais: uma parte é preenchida com Christmas Carols da tradição anglo-saxónica; na outra são apresentadas canções da tradição musical portuguesa.

Canções do Ceguinho
O espetáculo relembra uma prática que quase caiu no esquecimento – embora haja ainda quem se lembre dos folhetos vendidos e cantados por cegos em mercados e romarias. Esses cegos, que se faziam acompanhar por uma concertina ou um bandolim, cantavam histórias de uma violência tão real que parecia inventada. Ao mesmo tempo vendiam folhetos que continham os versos e algumas ilustrações a condizer. Muitas vezes eram ajudados pela mulher ou por uma criança que estendia a mão à caridade. Outras vezes eram apenas acompanhados por um cão. Os folhetos inscrevem-se na tradição da literatura de cordel e são preciosos documentos sobre um quotidiano feito de violência: sangue, faca e alguidar.

José Afonso, um dos nomes maiores da nossa música popular, gravou nos seus discos diversos temas tradicionais portugueses. Ao longo de cerca de sessenta minutos, César Prata apresenta “O povo do Zeca”, um concerto com uma seleção desses mesmos temas.

Canções de todo o ano – Um ano de música portuguesa de tradição oral
Concerto estreado em agosto de 2018, na Casa da Música, no Porto, por encomenda da Casa da Música. Ao longo de cerca de cinquenta minutos, numa sequência que respeita a cronologia do ano e a diversidade temática, são apresentadas canções tradicionais portuguesas. (As canções e os instrumentos utilizados são objeto de um breve
enquadramento).

Preces da Terra
O concerto Preces da Terra reune um conjunto de canções criadas a partir de rezas e orações tradicionais. Rezas para afastar a trovoada, o mal-olhado e outras maleitas ou orações entoadas no início de uma viagem ou no fim do dia.

Criação de espetáculos de envolvimento comunitário
A transmissão do saber é a força que nos acrescenta. Enquanto pessoas integradas numa sociedade, nada somos sem bebermos a herança daqueles que viveram, cantaram, dançaram e amaram antes de nós. A passagem geracional do saber será, antes de mais, um ato de amor: amor à memória e aos vindouros! Os seres humanos registam na sua história memórias do que construíram. A cultura é o conjunto de todas essas acumulações. Através da participação em espetáculos de envolvimento comunitário as comunidades lembram e revivificam. Revigoram-se!

Criação de espetáculos intergeracionais
Canções, rimas e jogos de roda (do tempo dos avós). O espetáculo resulta do trabalho desenvolvido em sessões/oficinas de formação
previamente realizadas. Ao longo de diversas sessões os participantes são
desafiados para cantar, jogar, dançar à roda, dizer trava línguas e lengalengas. São também convidados para partilhar com o grupo as recordações das suas
brincadeiras, sendo esses relatos registados em vídeo. A apresentação final lança mão de todo esse material e transporta para o palco um processo criativo fortemente alicerçado na memória dos tempos de infância.

Palestra cantada sobre literatura de cordel e cantos de cegos
Palestra sobre literatura de cordel (folhetos) e cantos de cegos. Os folhetos inscrevem-se na tradição da literatura de cordel e são preciosos documentos sobre um quotidiano feito de violência: sangue, faca e alguidar. A exposição oral sobre o tema é acompanhada por canções.

Dorme, dorme – Oficina sobre canções de embalar
Sabe o que é uma canção de embalar? Conhece a tradição das canções de embalar? Quantas conhece? Vamos aprender algumas para cantar ao seu bebé?
seguramente, com paz na alma e alegria no coração.