Biografia

César Prata

Nasceu na Guarda em janeiro de 1964. É professor, licenciado em História pela Universidade de Coimbra, onde integrou o GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra). É mestre em Estudos do Património pela Universidade Aberta.

Fundou e dirigiu diversas associações culturais e trabalhou com inúmeras coletividades no âmbito da recolha do património imaterial, tendo publicado vários cadernos sobre tradição oral. Editou Canções de Cordel, integrado na coleção “a IELTsar se vai ao longe” do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) em dezembro de 2010.

Orientou oficinas de formação na área da música: instrumentos tradicionais, cultura popular e informática musical. 

Criou e assegurou a direção musical de espetáculos, tendo também composto para teatro e cinema. Em Julho de 2016 co-produziu e programou, juntamente com o Município de Trancoso, a primeira edição do festival ‘Música no Castelo’. 

O seu nome encontra-se ligado a inúmeros discos, quer como compositor, arranjador, criador, intérprete ou técnico.

Dois dos temas do disco “Cantos da Quaresma” (Sons Vadios, DATA), feito em parceria com Sara Vidal, foram selecionados pela Antena 2 para representar Portugal na coletânea europeia “Folk Eurorádio de Primavera” (2018). A Antena 2 propôs dois temas do seu disco “do Natal aos Reis — cantos da Galiza e Portugal” (aCentral Folque, 2019), uma parceria com Ariel Ninas e Catarina Moura, para inclusão no projeto de Natal e Ano Novo da União Europeia de Radiodifusão.

Em 2022 o seu trabalho discográfico, um projeto desenvolvido com Maria Isabel Mendonça, “Ningue Ningue — No paço e no terreiro” (2022) tornou-se um disco Antena 2. No mesmo âmbito encontra-se a desenvolver o projeto “de boca em boca”, projeto apoiado pela dgArtes (2024-2025). Em janeiro de 2025 editou o seu novo disco: “Folclore Vulgar”.